Você sabe tudo sobre fio dental? Veja como usar, quais são os benefícios e todos os tipos desse produto de higiene bucal

Fio dental: todo mundo sabe que esse item é indispensável na higiene bucal. Mas, mesmo assim, existem pessoas que continuam negligenciando o seu uso. A falta desse produto pode causar uma série de doenças bucais, como o tártaro, a cárie, a gengivite e a periodontite. Por isso, é tão importante usá-lo todos os dias para manter seu sorriso bonito e saudável. O Sorrisologia explicou tudo sobre os benefícios desse produto e como passar de forma correta entre os dentes. 

1. O que é fio dental?

O fio dental é um item de higiene bucal feito para remover a placa bacteriana e outros resíduos que ficam agarrados entre os dentes, onde as cerdas da escova de dentes não consegue alcançar. O produto também realiza a limpeza da região subgengival, diminuindo o mau hálito, gengivite, perda óssea interdental, periodontite, cáries, manchas nos dentes, entre outras doenças bucais. Tá vendo só como o fio dental é importante e deve ser incluído no seu ritual de higiene?

2. Fio dental vem antes ou depois da escovação?

A resposta dessa pergunta é o verdadeiro significado de tanto faz. Mais importante do que a ordem correta é incluir o fio na sua higiene bucal. Entretanto, a maioria dos profissionais recomendam que o produto seja passado, preferencialmente, antes da escovação para garantir o uso tanto dele quanto da escova. Muitas vezes, quando as pessoas deixam para usar depois, elas realizam a escovação e acabam sentindo que já completaram a limpeza, deixando o fio de lado. Além disso, quando usado previamente, esse item remove toda a placa que fica entre os dentes e depois a escova complementa a limpeza.

3. Fio dental deve ser usado todos os dias?

Sim. É importante usar o fio dental diariamente, pelo menos uma vez ao dia, para remover a placa bacteriana e os restos de comida que ficam acumulados entre os dentes e perto da gengiva. Essa higiene feita pelo fio ajuda a evitar uma porção de problemas, como inflamações na gengiva e todo sangramento, dor, inchaço, avermelhamento envolvido que formam a gengivite, sem falar das cáries. Sendo assim, use esse produto todos os dias para prevenir essas complicações e não só quando tem um pedacinho de comida preso no dente.

4. É normal o fio dental causar sangramento na gengiva?

O sangramento pode significar muitas coisas, desde um machucadinho na gengiva que você fez muita força ao passar o fio ou sinal de uma gengivite ou periodontite. Entretanto, se você notar esse sintoma todas as vezes que usar o produto, não deixe de procurar um dentista o quanto antes para entender o que está acontecendo com seus dentes. Só não deixe de usar o fio com delicadeza e corretamente.

5. Quantos anos devo começar a usar fio dental?

Na verdade, não existe uma idade correta para começar a usar o fio dental. Alguns dentistas apontam que o momento ideal para incluir esse produto na higiene bucal é quando a arcada dentária está completa, o que acontece em torno dos dois anos. A orientação é ingressar esse hábito a partir da erupção dos molares decíduos, em torno de 1 ano e meio a 2 anos, lembrando sempre da importância de passar em todos os dentes, não só os de trás, hein!

6. Conheça todos os tipos de fio dental: 

Múltiplos filamentos x filamento único: a fita é um modelo mais fino e achatado, com filamento único e com total resistência, evitando desfiar durante o seu uso. É mais indicado para pessoas com a arcada mais junta e que sentem certa dificuldade para usar o acessório. O modelo de múltiplos filamentos é o mais tradicional e possui alto poder de limpeza.

Super Floss: o chamado super floss foi desenvolvido especialmente para pessoas com aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes. Já que a limpeza nesse caso é um pouco detalhada, esse fio tem a tarefa de remover toda placa bacteriana de um jeito muito mais fácil.

Fio dental com haste: o fio dental com haste possui uma tecnologia para você fazer uma limpeza mais profunda dos seus dentes. Ele é uma ferramenta de plástico com uma ponta em forma de curva que segura um pedaço de fio dental. A sua outra ponta possui um pequeno palito de plástico que pode ser utilizado no lugar dos palitos de madeira para retirar grandes partículas de comida que podem ficar presas na linha da gengiva ou entre os dentes.

Passa fio: um acessório que também ajuda muito as pessoas que possuem algum tipo de aparelho ou implante nos dentes. Ele é feito de plástico e possui formato de agulha que serve para auxiliar a entrada do fio dental dentro do aparelho entre os dentes. Para usar, basta amarrar o fio dental na entrada do acessório e realizar a limpeza. Você não vai querer outra coisa!

7. Passo a passo de como usar o fio dental

1º passo) A limpeza deve começar pelos dentes de trás, de um lado para o outro, superiores e inferiores. Seguindo a ordem dos dentes até terminar a limpeza na parte frontal do sorriso.

2º passo) O fio dental deve ser passado gentilmente entre os dentes, entrando na gengiva para limpar a região interdental e penetrando cuidadosamente no sulco gengival, espaço entre a gengiva e o dente.

3º passo) É importante fazer movimentos suaves para frente e para trás, e de baixo para cima, com o objetivo de passar o fio dental por toda lateral do dente.

4º passo) Lembre-se que o fio dental deve ser utilizado em todos os dentes, usando sempre um pedaço limpo em cada área.