Você sabe tudo sobre a odontologia estética? Conheça os benefícios e tratamentos dessa especialidade

Depois da saúde, a estética é um dos elementos mais buscados pelos pacientes nos consultórios dentários. Muito mais do que receitar um clareamento dentário, essa especialidade da odontologia é capaz de realizar outros tratamentos restauradores, como a aplicação de lentes de contato bucais e facetas de porcelana, além de procedimentos que modificam a aparência facial, como a bichectomia e a aplicação de botox. O Sorrisologia explicou melhor sobre essa área e todos os benefícios para a saúde bucal.

O que é odontologia estética?

Mais conhecida como dentística, a odontologia estética é uma especialidade que agrega beleza e saúde para cuidar do sorriso. Ela atua tanto na cosmética quanto na restauração dental, se preocupando em preservar e devolver a integridade estrutural e funcional dos seus dentes. Resumindo, o profissional que trabalha com esse meio, tem o objetivo de tornar  sorriso mais harmônico e funcional para cada paciente.

Quais são os benefícios da área para a saúde bucal?

- Restaurar os dentes que sofreram algum tipo de trauma;

- Remover manchas de alimentos, nicotina e bebidas ácidas;

- Trazer uma cor mais agradável para os seus dentes;

- Deixar o sorriso mais harmônico;

- Melhorar a autoestima dos pacientes.

A odontologia estética só tem a ver com beleza?

A dentística é compreendida como uma área que atua somente na estética dos dentes, mas também pode ser indicada para solucionar problemas funcionais ou estruturais, e o profissional desse ramo é altamente capacitado para isso. Esta especialidade é responsável por interceptar e restaurar os dentes com lesões em fase inicial, prevenindo tratamentos mais complexos como extrações, tratamento de canal e colocações de próteses.

9 tratamentos mais procurados da odontologia estética

1. Clareamento dental a laser

Esse método de clareamento é feito exclusivamente no consultório dentário, utilizando um gel com uma concentração clareadora bem elevada. Ela não possui contraindicação, trazendo excelentes resultados para todos os tipos de paciente. O tratamento a laser traz efeitos de forma mais rápida podendo levar de uma a três sessões para obter o resultado esperado. Mas tudo isso vai depender do grau das manchas presentes nos dentes.

2. Clareamento dental caseiro

O clareamento caseiro requer um pouco mais de tempo e paciência para obter resultado comparado ao método feito em consultório. Ele é feito com o auxílio de uma moldeira de silicone preenchida com um gel clareador e tem que ser aplicado todos os dias durante três a quatro semanas ou de acordo com a orientação do dentista.

3. Facetas de porcelana

São pequenas capinhas dentárias que servem para melhorar o tamanho, cor e formato dos dentes. São ótimas opções para quem não deseja passar pelo clareamento ou tratamento ortodôntico. Elas são restaurações feitas cerâmica, cimentadas sobre a superfície dentária e que precisam de maior desgaste para isso. 

4. Lentes de contato dental 

Além de deixar o sorriso mais harmonioso, as lentes de contato dental também podem trazer benefícios funcionais e melhorar problemas de oclusão e a mastigação do paciente. Além disso, o melhor de tudo é que o tempo de duração de uma lente de contato pode ser de 10 a 15 anos! Tudo vai depender dos cuidados que o paciente tem com a sua higiene bucal, é claro, mas as chances de ser um procedimento duradouro são altas - desde que você cuide direitinho dela.

5. Restaurações 

A restauração consiste em remover a parte afetada do elemento e preencher a área com materiais específicos para impedir a entrada de bactérias e deterioração do local. O material utilizado é feito de acordo com a quantidade de dente que foi perdida, buscando restabelecer tanto a forma quanto a função do elemento dental que foi atingido.

6. Harmonização facial

Antigamente esse tratamento só podia ser feito exclusivamente por médicos. Mas graças aos cursos de especializações odontológicas, hoje ele faz parte do dia a dia dos consultórios dentários. A harmonização facial é ideal para quem pensa em equilibrar os traços e as proporções do rosto, buscando um bom senso entre a função e a estética - tanto do sorriso quanto da face como um todo.

7. Aplicação de toxina botulínica

Ele é um dos procedimentos de beleza mais procurados nos consultórios odontológicos e médicos. O famoso botox é bastante usado para mexer um pouquinho no rosto, tirar algumas rugas, dar um retoque nas marquinhas de expressão e até mesmo corrigir sorrisos gengivais. Além disso, o procedimento também é um ótimo controlador tanto do bruxismo do sono quanto o bruxismo de vigília.

8. Bichectomia

A bichectomia é a cirurgia feita para retirada parcial da “bola de bichat”, também conhecida como a famosa gordurinha das bochechas. Ela faz com que as maçãs do rosto e a linha da mandíbula fiquem mais destacadas, causando uma aparência de rosto mais fino e alongado, bem no estilo Angelina Jolie. Embora seja o seu principal objetivo, a bichectomia não é motivada apenas por questões estéticas. A técnica também é uma grande aliada para pacientes que têm o costume de morder a bochecha devido ao excesso de volume.

9. Preenchimento labial 

O preenchimento labial também está presente no catálogo de procedimentos odontológicos. O procedimento utiliza o ácido hialurônico e a gordura autógena, que é retirada do próprio corpo, para dar mais volume a região. Independente do material escolhido, é importante que o procedimento seja feito e acompanhado pelo seu dentista de confiança e especializado no tratamento.

Preciso procurar um profissional em odontologia estética?

Se você não está satisfeito com a aparência do seu sorriso, quer mudar algum aspecto do seu rosto ou sofreu algum trauma dentário que precisa de restauração, o especialista em dentística pode te ajudar. Além de resolver essas necessidades, o profissional também pode fazer um check-up odontológico, uma profilaxia dentária e ainda atualizar seus cuidados de higiene bucal. Tá esperando o que para marcar a sua consulta?